7 de junho de 2013

Paula Prática em ação: Dicas culturais para o findi- Atrações paraibanas.

É de extrema importância a valorização da cultura regional e dos novos talentos que andam a surgir com o passar do tempo e o avanço das fronteiras. Por um acaso, acabei descobrindo dois novos grupos que estão em início de carreira, mas que as composições e os ritmos já prometem embalar os ouvidos, o corpo e a alma de norte a sul. A troça harmônica, como o próprio nome e auto-descrição já sugerem, trata-se de um quarteto paraibano que encontra-se em pleno estado de efervescência poética. As composições são, de fato, verdadeiros poemas que em sua sutilidade, demonstram ser viris e provocar sensações que só o corpo e a alma entendem.
"A Troça Harmônica nasce do encontro de Chico Limeira, Gustavo Limeira, Lucas Dourado e Regina Limeira, jovens ativistas artísticos que se encontram em estado declarado de música e poesia. Todos, já há algum tempo, têm envolvimento com projetos individuais em circulação na cena musical estado a fora. Cada um doa um punhado de canções e se forma o show d’A Troça, tocado sempre num tom minimalista, dentro da perspectiva do quarteto, que revisita e reatmosfera suas músicas."

Um trechinho para abalar a curiosidade...
"[...]
Amanheceu
Clareou
O sol insiste em ferver os amantes
Teu beijo ‘inda queima
Esse teu cheiro que incensa os meus lençóis
‘Inda mora em mim
Ficou no meu texto o teu
Beijo feroz, meu bem

A pele que arrepia
Anseia teu toque
O beijo atravessado
Tem a mesma sorte
Só quero que tu venhas
Vestindo o avesso
Escreve no meu corpo
Desvenda o segredo."


Foi esse o trecho que fez com que eu sentisse uma verdadeira paixão a primeira vista pelo grupo. Vocês podem encontrar mais composições e informações sobre o grupo nos seguintes links:

A última apresentação realizada foi dia 5 de junho na Escola José Lins do Rego em João Pessoa- PB.


A segunda descoberta foi Os gonzagas, grupo de três irmãos, um primo e alguns amigos que tentam difundir a diversidade da cultura regional nordestina com outras influências musicais, como o reaggae e o rock(de onde advém suas influências, dentre elas, o cantor e compositor Zé Ramalho). Não é de se estranhar tanto essas misturas quando se observa a quantidade e miscigenação de instrumentos utilizados por eles: violão, guitarra, baixo, percussão, bateria, sanfona, contra-baixo e cavaquinho.






















"A banda une o que há de mais expressivo do forró pé-de-serra com o melhor da música popular que valoriza a cultura regional, como o maracatu, o coco, a ciranda e outros ritmos que ultrapassam a cultura nordestina. Por outro lado, sentindo a necessidade de difundir o forró tradicional para um público que não o conhece, e nada como inserir no repertório algumas músicas de estilos diferentes: versões de temas de vídeo game em ritmo de forró,por exemplo. Ainda, misturamos ritmos de reaggae com xote, transformamos algumas músicas de forró em rock, além de tocar "Jumento Celestino", o forró dos Mamonas Assassinas, e de incluir músicas que homenageiam o forró, como "Jack Soul brasileiro", de Lenine e por aí vai."
Vocês podem encontrar os locais e horários de apresentação na página do facebook:


Vale muito a pena conferir!

Júlia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário