16 de junho de 2013

"Brasil, mostra tua cara"



A insônia não te deixa adormecer. Finalmente, um cochilo te aquieta. Foi rápido demais... Você acordou e voltou para o mundo em que as mães não são para sempre e chocolate engorda.
Sente-se atônita e, ao mesmo tempo, inútil por não poder fazer nada. Entretanto, parece que desta vez não foi só você que acordou deste breve cochilo.
Peço mil desculpas por usar os termos no gênero feminino neste desabafo de consciência. O fato pelo qual faço isso está ligado somente ao sexo a qual pertenço e jamais condiz com meu público leitor. Não tenho ao menos público- alvo para estas meras palavras. Apenas quero gritar a minha êxtase momentânea e tentar sucumbir o medo que mentalmente me apavora.
Prefiro dizer que também sou filha do mundo. E como todo filho de peixe, peixinho é, tenho a necessidade de refletir o que a minha raiz anda por mostrar.
Deixarei um pouco de lado essa enganação barata de texto (às vezes, odeio as regras da língua portuguesa, principalmente quando a ansiedade toma conta de mim). Acredito que já saibam aonde quero chegar. Ou se não sabem, ao menos cogitam algumas ideias.
Poderia citar diversos trechos poéticos do meu amabilíssimo Renato Russo para dar tal explicação. Mas, seria clichê demais (sem querer tirar toda honra e glória do mestre intelectual da ‘Geração Coca-Cola’) uma vez que os últimos acontecimentos da mídia cinematográfica já saturaram tal tema.
Vou tentar deter-me a palavras mais objetivas, pois, creio eu que uma certa vaia ainda ecoe na mente dos senhores. Não somente uma vaia – diversas imagens de uma população jovem que se rebela também estão em julgo- o que só faz crescer meu sentimento de inutilidade. Numa tentativa de atenuar tão situação é que vos escrevo, porque se você não é um patriota assíduo o bastante, utilize a desculpa de “tentar ajudar a corromper a vontade egocêntrica de alguns jovens que estão tentando mudar o país”.
Enquanto tentava organizar meus pensamentos, incrivelmente recebi a seguinte mensagem: “O sonho pode sobreviver a tudo, até a morte”. Então, a chama do meu sentimento logo voltou a tona, e pude realmente compreender a aflição de toda uma legião. Porém, não queria me deixar levar apenas pelos hormônios da juventude.
Se agora é esta a emoção que nos calha, não tenho a mínima discordância quanto a isso. Afinal de contas, a primeira coisa que veio em nossas mentes foi “Será que agora a população realmente tomou juízo?”.
Bem, o fato é que o projeto é verdadeiramente interessante e motivador. Tão motivador que cativa esse povo saturado e insipiente a lutar por uma causa justa, mas não verdadeira.
Muitas pessoas não sabem nem o porquê dos protestos, apenas deixam-se envolver pelo clima de euforia, coisa já bem típica dos brasileiros. A corrupção e as recentes injustiças do governo contra os índios ou o preconceito contra a união homo afetivo são exemplos de fatos que comprometiam toda a liberdade de uma nação, pois como diria Sartre, a liberdade não é um direito que nos foi concedido, ela nos foi outorgada.
Ninguém teve a coragem de atirar a primeira pedra. Eis que aparece esse grupo “paulista”, que utilizou o aumento dos preços das passagens de ônibus como a gota d’água.
A verdade é que não se pode esquecer que houve uma real emoção do ex-presidente (e de todos os brasileiros convictos) ao conseguir colocar nosso país numa posição notável no plano exterior. Sétima economia do mundo, tecnologia para pressal, sede da copa das confederações/ mundial e das próximas olimpíadas.
Pode-se dizer que estas conquistas são positivíssimas se levarmos em consideração todo o capital que será movimentado pela ação do turismo e até mesmo as obras públicas (que deveriam ser feitas mesmo sem os presentes acontecimentos) que serão realizadas em prol dos eventos.
Volto a dizer que são ótimas as conquistas, até o momento em que não tivemos a interferência da corrupção. O país estaria num mar de rosas se com esses investimentos, o capital gerado pudesse ser realmente reembolsado na educação, saúde, segurança e tantas outras falhas do governo desta nação.
Porém, a ascensão deste emergente e subdesenvolvido país é perigosa. As entrelinhas do que há para acontecer são bem maiores do que se possa imaginar. Muitos, com certeza, não pararam para pensar. Alguém já se perguntou sobre “o que não vai ser a Copa?”. A resposta é simples com significado complexo: a Coca-Cola. Pois é, multinacional norte-americana, dedinho estadunidense...
Não sei ao certo quantos tiveram o mesmo pensamento. Mas, se as recentes rebeliões obtiveram embasamento em pelo menos uma pequena gama desse aspecto, de fato, é de se assustar.
A personalidade, em geral, passiva do brasileiro, de fingir-se de cego (ou que “alguém” venda os olhos) mudou radicalmente numa época tão tumultuada como a que vivemos. São quatro anos seguidos de acontecimentos históricos e economicamente marcantes para o país:
2013- Copa das Confederações
2014- Copa do Mundo
2015- Eleição de mandato para a presidência
2016- Olimpíadas
É importante fixar bem os olhares principalmente no ano de 2015. Não esqueçam de quem realmente patrocinou a ditadura há alguns anos atrás. Assim como o meu possível egocentrismo sobre o atual estado de aflição, enquanto estudante, para tais acontecimentos, tudo que se faz na vida se tem a esperança de ser recíproco. Mas, nem sempre essa troca é tão vantajosa para ambos os lados.
A nossa democracia permite aos jovens a luta por um país melhor. Mas a motivação para essa luta talvez seja dada por aqueles que almejam algo por que se rouba, se corrompe e se mata.
Embora que especulativa, a situação é pavorosa e há uma possibilidade concreta a favor.

Por Júlia Helena e Águida Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário