20 de abril de 2013

Prisão domiciliar


É verdade que algumas dúvidas nos ocorrem no dia-a-dia. Duvidamos de coisas que, por um sequer momento, imaginaríamos cogitar a sua real essência. A vida sempre está a nos pregar muitas peças. E precisamos aprender a conviver com elas.
Não me leve a mal, porém outro dia me deparei com uma situação que me levou a uma intensa melancolia. Isso me ocorreu pelo simples fato de ter encontrado um pai com sua filha num carrinho de bebê. Eis a situação – Enquanto a mãe estava dentro da loja numa “batalha incansável” a busca de roupas, ao mesmo tempo, o pai fingia que pilotava um carro de corrida e cruzava os cabides, fazendo um intenso barulho com risadas contagiantes, o que me levou a enxergar uma espécie de “País das maravilhas”.
De fato, olhei ao redor e vi muitas caras de desagrado. O que provavelmente conduziu minha atenção para aquele caso foi o entusiasmo com que o pai cumpria sua tarefa ao passo que observava a alegria com que sua pequena filha o contemplava. Alguns me perguntarão pela mãe, porém nesta hora, eu já não estava mais a prestar tanta atenção. Só me detinha a tentar responder as perguntas que por minha mera presença vagavam, como se nada mais tivesse o poder de dilatar tanto minhas pupilas.
Saí dali ainda tentando entender o que se passou comigo, o que não seria compreensível a qualquer um pobre de espírito, pois, situações singelas não aquecem todos os corações. Bom, se você não conseguiu captar minha mensagem, reflita sobre o que vos disseram -“Ainda que eu falasse a língua dos homens, sem amor eu nada seria”- e tente fechar os olhos. Pense em pessoas ou coisas que te levariam a qualquer lugar, independente do esforço que fosse preciso. Pense nas lembranças, nas vitórias, nas derrotas, nas saudades, nas alegrias, nas tristezas, na saúde e na doença. Pense sobre o que você jamais imaginou pensar. Não se preocupe com o tempo, o relógio dos céus não conta os segundos, os minutos, as horas...
Nesse momento, descobri que só me restava um suco de laranjas ácidas. Outorgaram-nos a sermos prisioneiros da nossa própria mente. Não reivindicamos, aceitar é sempre mais fácil. E a verdade é que temos um verdadeiro imã com o que não nos cansa pensar.
Somos frenéticos e calculistas, amamos e odiamos, caímos e levantamos, dormimos e acordamos, não usamos nossa força, embora sonhamos.
Talvez isso seja obra de algum Si-fi que tenha descoberto primeiro a droga do saber. Não há nada mais viciante que ela, embora também não haja nada mais perigoso que a liberdade de usá-la.  
No final, descobri que estou presa em mim mais do que nunca. Será que foi a má sorte do treze? 


Júlia Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário